terça-feira, 1 de março de 2016

[Resgate] HECATOMBE, qualidade subestimada mas não esquecida

Última formação da banda.
A banda HECATOMBE começou no final dos anos 90, trazendo na época, um repertório calcado em covers de bandas de thrash metal e punk. Mas as ambições da banda foram além do copiar e começaram a criar. Foi então que em 2001 surgiu no mercado da cidade a primeira demo da banda, 'Nightmares', que logo de cara agradou o público com seu thrash metal influenciado por bandas como ICED EARTH e MEGADETH, com destaque para a música 'Rover'. A formação deste álbum contava com MARK NICOLAU (voz/guitarra). RAUL DRESSLER (guitarra), GUSTAVO RIGO (baixo) e BOLL3T (bateria).

Logo após o lançamento da demo, porém, o guitarrista RAUL DRESSLER e o baixista GUSTAVO RIGO deixam a banda, sendo então substituídos por MAURO CALDART na guitarra e WOOD no baixo além da aquisição de mais um membro, MOELEVIL na segunda guitarra, deixando assim MARK livre para os vocais e dando inicio a uma formação que durou uma década.

Em 2002 surge então o segundo trabalho, o 'Demo 2002', com uma sonoridade um pouco mais obscura e melancólica. Destaque para as músicas 'Speed Limit' e 'Struggle for Life'. Neste mesmo ano, a banda também lançou um registro ao vivo no extinto Garagem Hemética de Porto Alegre.

Depois, o grupo passou por um período de hiato, voltando alguns anos depois com o que eu considero o seu melhor trabalho, o 'Hate n´Rage', com cara de ful-lenght, tamanha é a qualidade sonora, mas tratado pela banda como uma demo, lançado em 2008. Neste álbum a banda realmente se supera e mostra uma evolução significativa em termos líricos e técnicos. Foi um registro muito bem conceituado pela crítica especializada e traz verdadeiras pérolas no seu repertório, como a fabulosa e pesada 'Gone' (Confira), a clássica 'Dust to Dust' (Confira) e 'Me Against Me' (Confira). A verdade é que não há uma única música ruim neste trabalho, um dos melhores já lançados por uma banda pesada no RS.

A partir de 2010 a banda resolve inovar o seu som e passa a trazer uma sonoridade mais moderna, eles então lançam uma série materiais, um verdadeiro bombardeio de grandes trabalhos, que incluiu o EP 'Furcefullness' (2010), uma sequência de videoclipes gravados ao vivo em um hangar do Aeroporto, que culminou com o lançamento do CD e DVD 'Live at the Airport' (2010), além de videoclipes de alta qualidade e tecnologia, como os singles 'Not Enough´(2010) e 'Inner Pain'. (2012), seu último registro. Confira abaixo:





Infelizmente, depois de toda essa "força tarefa" em cima da promoção da banda, 3 dos 5 músicos deixaram a banda. O primeiro foi MOELEVIL, em 2011, depois foi a vez de MAURO CALDART e MARK saírem do HECATOMBE para se dedicar a novas linhas musicais, deixando assim BOLL3T e WOOD em um estado letárgico que dura até hoje (2016).

Uma pena. Infelizmente o HECATOMBE foi uma daquelas bandas de muita qualidade, porém subestimada. Quem sabe BOLL3T, que hoje está nos Estado Unidos não retorna com uma nova formação e crava de vez o nome da banda na história da música pesada. Aguardemos.

Links Relacionados
Facebook






Comentários
0 Comentários