sexta-feira, 25 de março de 2016

CUSCOBAYO: Lança primeiro álbum na rede

Foto: Paulo Pretz
Acabou o suspense! Após ter revelado os dois singles inéditos "Dakar" e "Marasmo Barato", a CUSCOBAYO, banda que atualmente tem como sede as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Porto Alegre, divulgou seu primeiro álbum completo e autointitulado nas redes. Desde a primeira faixa, que já inicia com coros de torcida e um discurso fervoroso do ex-presidente uruguaio José Mujica, sente-se a atmosfera folclórica e multicultural do continente sul-americano. O disco, financiado coletivamente, chega após o elogiadíssimo EP "Na Cancha" de 2013. A produção e mixagem é de FRANCISCO MAFFEI, a masterização ficou a cargo de FABRÍCIO ZANCO da Noise Produtora de Áudio e o CD físico chega às lojas em abril via Honey Bomb Records.

RAFAEL FRONER, vocalista, violonista e principal compositor do grupo, fala um pouco sobre o som da banda: 
"Estruturalmente a sonoridade do disco é pautada pelo violão e cajon, com o baixo dando peso, e os metais e a percussão chegando por cima, num ritmo que apelidamos de "chegueden" (uma onomatopéia do som da banda)”. Ainda sobre influências e regionalidades, FRONER complementa: “A Cuscobayo possui dois vocalistas, e em muitos momentos se utiliza de coros, coisa que se deve à uma influencia primordial da banda, que são as torcidas de futebol, especialmente as barrabravas argentinas e uruguaias. Parte da banda teve (e ainda tem) envolvimento direto com torcidas, inclusive tocando nas bandas das mesmas, então as levadas carnavalescas da banda possuem fundamento e uma origem que calca mais na murga, no candombe e na cumbia e menos no próprio samba, ainda que a música brasileira seja uma grande influência nossa, especialmente o baião nordestino e o manguebeat. A outra peça que fecha o quebra-cabeça sonoro da Cusco é a musica regional do Rio Grande do Sul, especialmente na figura da milonga e do chamamé, que se mostram de formas sutis e revisitadas no nosso som. Esse aspecto regional é explicito nas letras, já que tento escrevê-las da forma mais coloquial possível, usando termos comuns do falar urbano riograndense pra fazer comentários sobre a vida e as coisas.”
OUÇA AQUI >> SOUNDCLOUD

Financiamento coletivo:

A ajuda do público fiel, que segue a banda e canta suas músicas como coros de torcida nos shows, fez a “Cusco” ultrapassar a meta de uma campanha de financiamento coletivo, no Catarse e possibilitou a gravação do primeiro álbum completo. Foram 251 apoiadores e exatos R$19.415,00, quase 140% do valor da meta de R$ 14.000.

Sobre a banda:

Formada por RAFAEL FRONER (violão e voz), MARCOS SANDOVAL (cajon e voz), LOURENÇO GOLIN (baixo), ALEJANDRO MONTES DA OCA (trompete) e RAFAEL CASTILHOS (percussão), a banda tem o nome inspirado no icônico cachorro de cor bege que vagueia pelas ruas (cusco, cachorro na língua quíchua + bayo, pelagem de cor bege em espanhol). O grupo, que atualmente tem como sede as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Porto Alegre, resgata de forma única referências folclóricas da América do Sul, como a cumbia, a milonga e os coros de torcidas de futebol, criando um som animado e orgânico. As influências da CUSCOBAYO se aproximam a de bandas como ONDA VAGA, MANU CHAO e seus parceiros de estrada, os brasileiros/mexicanos do FRANCISCO, EL HOMBRE. Com um EP - 'Na Cancha' (2013) - e um single na bagagem a banda rodou e “copou” todo o estado do RS levando seu som indie folk platino (Região do Prata) e mestiço para os principais festivais do estado, com shows cada vez mais intensos e lotados em suas cidades natais, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Tracklist do álbum:

01 - Antigo Sofá De Molas
02 - Plantador
03 - O Tempo Que Te Resta
04 - Dakar
05 - Grande Coisa
06 - Acalma o Coração
07 - Comandos Em Ação
08 - Justificativa Do Artista
09 - Marasmo Barato
10 - Madre Pan

Ficha Técnica:
Rafael Froner (violão e voz)
Marcos Sandoval (cajon e voz)
Lourenço Golin (baixo)
Alejandro Montes de Oca (trompete)
Rafael Castilhos (percussão)
Produção: Francisco Maffei e Cuscobayo
Mixagem: Francisco Maffei
Masterização: Fabrício Zanco (Noise Produtora de Áudio)
Projeto Gráfico: Alejandro Montes de Oca
Foto de Capa: Marcelo Curia

Participações Especiais:
ANA JARDIM - na Faixa 07 (Vocal)
CAETANNO MASCHIO SANTOS - (Conjunto Bluegrass, Irish Fellas, indicado ao Prêmio Açorianos como instrumentista) na faixa 01 (Charango), faixa 05 (Banjo), faixa 06 (Violão Criollo) e faixa 07 (Guitarra Solo)
DIEGO VIECELLI DE OLIVEIRA - na faixa 04 e faixa 10 (Acordeom)
FRANCISCO MAFFEI - na faixa 03, faixa 04 e faixa 10 (Sintetizadores)
GUILHERME CARDOSO - (Bombo Larai e co-autor de musicas da Apanhador Só) faixa 01 e faixa 09 (Bumbo de Murga)
JOÃO ZABALETA - na faixa 10 (Violões)



Principais contatos:
Facebook

E-mail >> cuscobayo@gmail.com

Enviado por: Honey Bomb Records


 


Comentários
0 Comentários