segunda-feira, 30 de julho de 2018

[Radar!] História das bandas de rock autoral de Bento é contada em documentário

Bento Gonçalves-RS


Depois de mergulhar no universo dos músicos de baile de Bento com o documentário "Os Reis Cha-Cha-Cha" (2015), o produtor audiovisual Gustavo Bohm Bottega agora investe no rock and roll como pano de fundo para nova empreitada cinematográfica. 

Ele lançou via YouTube o primeiro dos quatro episódios do filme Rock Bento, o "Boom do Cenário Autoral". A ideia é resgatar a história dos primeiros roqueiros que fugiram do cover e começaram a produzir suas próprias canções na cidade. Muitos, inclusive, conquistando algum sucesso. Caso da banda de blues A ELÉTRIKA TRIBO (antes A Tribo), que chegou a se apresentar no emblemático palco do Circo Voador e fez participação até mesmo na MTV – na foto, eles aparecem junto ao ex-VJ Luiz Thunderbird.


A produção, da Walkman Filmes, contou com cerca de 15 entrevistas, além de muitas imagens de arquivo que estavam guardadas em antigas fitas VHS e fotos. Entre as bandas que aparecem no trabalho estão, por exemplo, a Terra 4 (primeira banda bento-gonçalvense de rock autoral, na foto abaixo), a VELIARIA, e o EDZUL, com a qual o diretor guarda uma história pessoal.

– Meu tio, Osmar Bottega, era baterista do Edzul. Eu morava na casa ao lado e vivia por ali, acompanhei muito. Um dia ele me mostrou uma fita com algumas gravações caseiras da banda e eu isso me despertou a ideia do filme. Pensei: “nossa, preciso mostrar para todo mundo como esses caras são bons”. A história dessas bandas estava se perdendo, o filme faz esse resgate – comenta Gustavo, à coluna.
O doc foi custeado pelo Fundo Municipal da Cultura de Bento Gonçalves. O primeiro episódio já está disponível (veja abaixo). Os próximos três, com pouco mais de 25 minutos de duração cada, serão disponibilizados nas próximas semanas pelo www.facebook.com/walkmanfilmes

Veja o primeiro episódio:




=============
Fonte
Sub_Discos

Comentários
0 Comentários