sábado, 1 de outubro de 2016

Giants of Metal Festival - Nota sobre o evento

Semana corrida, somente agora pude escrever alguma coisa a respeito das minhas impressões do festival Giants of Metal Festival, ocorrido no último sábado (24/09/16).

Em primeiro lugar, quero agradecer imensamente e publicamente as bandas que dividiram o palco comigo, no caso, com minha banda - OLDEST FLAME - as bandas BLACK SABBATH COVER RS e GARAGE INC. METALLICA COVER, ambas com músicos talentosos e verdadeiros gentlemans. Aliás, a amizade que fiz com esses caras é o maior dos prêmios.

Como em Caxias do Sul é difícil encontrar alguém que faça resenhas de shows, a não ser eu e o GERALDO ANDRADE - este não estava presente por motivos pessoais - então, mesmo assim, mesmo sendo esquisito falar de minha própria banda e estar de certa forma envolvido na organização, vou escrever minhas considerações do evento:

Como disse no show, o Giants of Metal Festival tinha por objetivo fazer homenagem a grandes nomes do estilo mais controverso do planeta, o Heavy Metal. A ordem das bandas também estavam em cronologia com a história:

BLACK SABBATH COVER RS

A primeira banda, trouxe o princípio de tudo, os "pais" do estilo e, com todo o respeito a todos o covers que tem por aí, sou obrigado a mencionar: Esse é o melhor cover de BS que vi na minha vida!!  

Músicos experientes, caras que "manjam dos paranauês", a banda é formada por caras já de estrada, com exceção do vocalista LEO BACCHI, que seria o mais novo do grupo, mas todos com uma mesma paixão em comum. 

O show foi espetacular! Timbres que nos remetiam aos tempos áureos da banda. Como mencionado em outra matéria, o guitarrista CHICO "Iommi" usa o mesmo set de TONY IOMMI, numa escala menor é claro, então o que se escuta é um poder de fogo absurdo, sem contar que ele tirou nota por nota e a sua pegada é muito, mas muito parecida. Só faltou ser canhoto.

A banda executou músicas da Era OZZY somente, trazendo sons que nem a banda original toca mais, como "After Forever" e "Wheels of Confusion", como também os clássicos da banda, como "Sweet Leaf", "Children of the Grave" e "Paranoid", tudo com muita perfeição.

LEO mandou ver com um estilo vocal muito parecido com OZZY OSBOURNE e interagia constantemente com a galera. CRISTIAN, o baixista, tinha o peso de BUTLER no seu baixo, além de um timbre muito semelhante. Outro que eu adorei ver tocar foi RENATO WERNER, cara, que baterista!! Ele tem bem aquela veia setentista, cara cheio de groove e feeling. Show fodástico!!

Quem não os viu ainda, terá nova chance em outubro, parece que eles estarão em Caxias novamente.

Acompanhe a banda - FACEBOOK 

OLDEST FLAME

Nós não chegamos a passar o som, por isso mesmo, dependíamos das mãos hábeis do técnico de som para nos ajustar na primeira música, no caso o ELVINO. E o cara foi foda!!

O OLDEST FLAME faz uma miscelânea de todas aquelas bandas que deram início ao Heavy Metal. O nosso lema é tocar sons lançados até 31/12/79, se foi lançado em 01/01/80 já não vale. Então rolou sons de bandas como URIAH HEEP, DEEP PURPLE, LED ZEPPELIN, THIN LIZZY, KISS e outras.

Quero mencionar aqui o convite de última hora a NIUTON PAGANELLA (Big Hat Project, Hammer 67) para que subisse ao palco e cantasse "Communication Breakdown" com a gente. Foi fantástico!! O PAGANELLA simplesmente arregaçou! O nosso batera, GIONATHAN SANDI se empolgou tanto que estourou a pele da caixa (risos). Inclusive, tivemos que tocar alguns sons seguintes com a caixa virada, até que o batera do BS cover emprestar a sua.

Falando de mim e de minha banda, só tenho que agradecer por estar sempre rodeado de ótimos instrumentistas, os caras mandaram ver! Minha voz estava ótima, modéstia parte, como há muito tempo não acontecia, até me apavorei comigo mesmo, não estava tão confiante antes do show. Não sei se foi o ótimo clima promovido pela atmosfera de amizade que pairava no evento, ou a cerveja (risos). O som também ajudou, e muito!!

Obs: Tínhamos anunciado MAGNUM JORDÃO como guitarrista da banda em outra matéria, mas houve mudanças antes do show, ficando assim a cargo de nosso novo membro, ENDERSON PANAZZOLO as honras de uma das 6 cordas.

Acompanhe a banda - FACEBOOK

GARAGE INC. METALLICA COVER

E pra fechar a noite, influenciada por tudo que foi tocado até então, temos o METALLICA, homenageado com maestria pelo GARAGE INC.

A cada vez que eu os vejo me impressiono mais. o GARAGE INC. leva mesmo a sério essa coisa de ser um "cover', não somente um tributo. Desde os equipamentos dos músicos como o visual e sonoridade, tudo é impressionantemente semelhante ao original. Não foram poucos que disseram que viam no palco J. HETFIELD e CLIFF BURTON - sim, o baixista é muito parecido com ele e o vocalista, tem a voz e os trejeitos muito parecidos também.

E sabe o que foi melhor ainda neste show? Os caras tocaram nada menos que o "Master of Puppets" na íntegra!!! E foi foda demais!! Até colocaram umas cruzes brancas no palcos que, combinados com as luzes deixavam a coisa mágica.

Terminada a destruição do "Master..." eles ainda emendar outros grandes clássicos, como "Enter Sandman" e "Seek and Destroy", que não podiam faltar e fazendo um show incrível.

Acompanhe a banda - FACEBOOK

Público e outros

Quero começar falando da organização, que contou comigo em partes, mas os méritos maiores vão para minha querida esposa MÁRCIA PAIM. Ela realmente se puxou, como sempre, mesmo com todos os percalços, ainda conseguiu que aparecessem pizzas, cupcakes e cachorros-quentes - estes últimos, cortesia da Hamburgueria Jaime Rocha - para os músicos no camarim e alegria de todos (risos). Ao apoio do Postos Deltha, FERNANDA GOBBI e a ajuda mais que especial de MILA LOPES, dando aquela força providencial.

Um agradecimento especialíssimo ao ELVINO, coordenador de eventos da UAB Cultural. o cara fez um precinho mais do que acessível pra gente e ainda meteu a mão na sonoridade e deixou tudo fodástico.

O público... bem o público foi o esperado, pequeno, mas satisfatório e muito bem selecionado, já que havia mais 2 eventos no mesmo dia. Infelizmente, Caxias do Sul ainda tem dessas coisas: demora acontecer algo, mas quando acontece é tudo no mesmo dia.

"Falta de comunicação? Falta de bom senso? Falta de parceria?" já me perguntaram. Aí eu não sei, não vamos apontar "culpados" ou coisa parecida, agora já foi, as coisas são assim mesmo... Ia escrever mais algumas coisas aqui, mas ia parecer choradeira (risos), então deixa quieto.

Mesmo assim, aproveito a oportunidade para lembrar que o Natal do Metal será no dia 10 de Dezembro de 2016, então programe-se.

Valeu galera!!