sábado, 26 de agosto de 2017

ZAVA: Banda lança seu terceiro álbum, "Conatus"


Quando uma banda de rock chega ao momento de propor um marco zero em sua carreira, é porque geralmente tem novo conteúdo para mostrar em termos de poética e sonoridade. No caso da caxiense ZAVA, o marco zero é "Conatus", terceiro e mais conceitual disco do grupo, que será lançado no dia 25 de agosto nas plataformas digitais, em canais como Deezer, Spotify, Apple Music e Google Play, entre outros. Com a mesma formação de power trio que conserva desde 2010, a banda consolida-se com um rock contemporâneo e polirrítmico, conduzido na base da energia, da vibração e da originalidade.
Sobre o álbum
Construída ao longo dos últimos quatros anos, "Conatus" é uma obra completamente independente. ANDRÉ QUADROS (bateria), DANIEL ANTONIAZZI (contrabaixo) e JOÃO PERES (voz e guitarra) inspiraram-se no estilo “faça você mesmo”, montaram seu próprio estúdio, produziram, gravaram, mixaram e masterizaram suas próprias canções e agora lançam o trabalho satisfeitos com o resultado alcançado depois de tanto suor. Essa determinação relaciona-se com a abrangência do termo “Conatus”, um conceito filosófico que aponta, entre outros significados, o de que o homem é movido unicamente por seus desejos.

Levamos quatro anos para conceber esse trabalho, tudo foi feito da forma mais autônoma possível. E isso demandou muito esforço, muito tempo. Se não fosse esse o nosso desejo real, já teríamos desistido”, observa PERES, autor de letras que flertam com filosofia, psicologia, política, sociologia e existencialismo. O discurso da ZAVA em "Conatus", no entanto, está longe de ser panfletário e pretensioso. Se há alguma complexidade, ela está nas entrelinhas, e essas reforçam a maturidade sonora de quem deseja, entre outras coisas, forjar seu marco zero. Detalhe: tudo em claro e bom português.

A singularidade deste novo trabalho se dá também no instrumental do power trio. Os riffs e timbres certeiros de guitarras complementam as construções (e desconstruções) do baixo a da bateria, a resultar em características do rock progressivo, do stoner rock, do grunge e até da música regional brasileira. Uma sonoridade contemporânea que contempla influências pessoais de cada integrante, o que faz emoção e razão andarem lado a lado. 

As primeiras pistas dessa consistência sonora estão em "Em Círculos" e "Daqui de Dentro", dois primeiros singles lançados nas plataformas digitais e "Como Um Sopro de Silêncio", disponibilizada no SITE da banda como parte da estratégia de divulgação de "Conatus", que tem 12 músicas, mais três faixas bônus na versão de luxo. “A ideia desse trabalho é ir além do comum, é provocar reflexões, é dar novas interpretações para situações cotidianas”, complementa André Quadros.
A capa
As provocações, aliás, já partem da capa icônica do CD, com arte assinada por Sara Fontana e RUDINEI PACININI. A bola amarela tem inspiração em uma frase de Pablo Picaso: “Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”. O líquido escorrendo faz referência ao “mundo líquido” do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e aos muitos universos e subgêneros musicais pelos quais transita "Conatus".

O público fiel da ZAVA, banda que teve seu embrião em 2003, vai entender o recado, e a formação de novos admiradores é questão de tempo. Conatus carrega o digno propósito de alçar voos mais altos, chegar aos festivais alternativos Brasil afora e provar que o bom rock é uma questão de dosar competência, desejo e inteligência. 
Novo site
Paralelamente ao lançamento do disco, a ZAVA apresenta seu NOVO SITE, estrategicamente remodelado para contar melhor a história da banda com textos rápidos e galerias de fotos e vídeos, além, é claro, das músicas. Entre as novidades está também um blog, que será atualizado semanalmente, trazendo novidades, curiosidades e outros acontecimentos relevantes para banda e para seus ouvintes. Quem assina a produção do site é a Egge Agência Digital.
A ZAVA
Com músicas que transitam entre a introspecção e a explosão e têm como protagonista a mensagem contida em suas letras, a ZAVA, formada no inverno de 2003, explora em suas composições temáticas sociais, políticas, existenciais e dilemas contemporâneos. A ZAVA é: André Quadros (bateria), Daniel Antoniazzi (contrabaixo) e João Perez (voz e guitarra).


Fonte



Comentários
0 Comentários