terça-feira, 11 de outubro de 2022

Maior festival de Blues da América Latina tem Edição 2022 em Caxias do Sul confirmada

Clarksdale Edition é tema do 13º Mississippi Delta Blues Festival, realizado em novembro no Parque de Eventos da Festa da Uva




O tradicional Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) chega à sua 13ª edição em 2022 com a Clarksdale Edition, celebrando uma das principais cidades do Delta do Mississippi. Assim como nos anos anteriores, o evento acontecerá em novembro, nos dias 17, 18, 19 e 20. A grande novidade é que o Festival estará de casa nova: o MDBF receberá os Blues Fans no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Ainda, o encerramento do evento, no dia 20, será com acesso gratuito numa celebração ao Dia da Consciência Negra.

Reconhecido como o maior festival de Blues da América Latina por músicos, jornalistas e revistas especializadas, esta edição terá área de cerca de 15 mil m², ocupando os espaços das Réplicas, Som e Luz, Camping e Espaço Multicultural do complexo.

De acordo com Toyo Bagoso, idealizador do MDBF, a mudança de local já vinha sendo analisada desde a última edição do MDBF, em 2019, e foi baseada em requisitos como acesso, transporte, estacionamento e possibilidade de remodelação do evento, entre outros. “Além disso, o Parque de Eventos da Festa da Uva está intimamente ligado ao berço da colonização italiana na cidade, servindo como homenagem ao município que acolhe o Festival de Blues há 12 anos”, aponta.

Como a edição 2020 teve de ser adiada em vista das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a organização do MDBF determinou que os ingressos adquiridos para aquele ano continuarão valendo para este nos seus respectivos dias, sem a necessidade de troca ou nova validação. Ainda, o Mojo Card, que garante descontos para entradas e produtos, também terá validade, sendo que qualquer cartão de qualquer edição garantirá as vantagens, devendo ser apresentado na entrada do Festival para validar os benefícios. Para os colecionadores do Mojo Card, o MDBF já possui o referente ao evento deste ano.

Os ingressos para a 13ª edição do Mississippi Delta Blues Festival seguem à venda, com o quinto lote sendo disponibilizado até 22 de outubro. As entradas podem ser adquiridas pelo link


Homenagem a Clarksdale

Em 2022, o MDBF promove a Clarksdale Edition, em homenagem à cidade considerada berço do Blues. ​​Clarksdale é cercada por plantações de algodão e está localizada no Delta do Mississippi. Conhecida como terra natal de muitos músicos do Blues, é famosa pelo cruzamento da Highway 61 com a Highway 49. Esta encruzilhada supostamente seria a mitológica "Crossroads”, conhecida pela lenda envolvendo o músico Robert Johnson, que no local teria vendido sua alma em troca do dom para tocar o Blues.

Para estar ainda mais conectado ao atual cenário musical e à cultura do local, Toyo Bagoso esteve este ano em Clarksdale para absorver as novidades do lugar. Com trocas com músicos da região, foi à cidade durante o Juke Joint Festival, um dos mais tradicionais festivais do Delta. “Caxias do Sul e Clarksdale foram consideradas Sister Cities através de assinatura formal de reconhecimento entre os prefeitos das duas cidades e, este ano, pela primeira vez na história, o MDBF faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Caxias do Sul, um feito importantíssimo para o Festival”, comemora Toyo.

​​Além da mística que envolve a famosa encruzilhada, a Clarksdale Edition mostrará a cultura daquela cidade por meio da culinária típica e dos palcos temáticos, já tradicionais no MDBF: “Farão parte da cenografia elementos que remetem aos principais juke joints, bares rústicos do sul dos EUA onde se tocava e dançava o Blues. Poucos juke joints originais ainda seguem em funcionamento no Delta como o Red’s Juke Joint, mas alguns bares não tão antigos mantém vivo o legado do Blues, em prédios revitalizados como o Teatro New Roxy (que também dá nome ao palco principal do MDBF 2022), ou na antiga General Store na Hwy49 onde encontramos dois palcos, Hopson Comissary e Juke Joint Chappel junto ao Shack Up Inn (barracos das plantações de algodão idênticos à nossa ‘Casinha’, que viraram uma espécie de hostel rural), o Ground Zero (bar do ator Morgan Freeman) em frente ao Delta Blues Museum, o Bluesberry Cafe, onde nosso headliner Watermelon Slim ajuda a servir os Blues fans entre algumas aparições na harmônica, o Hambone, uma mescla de bar com galeria de arte do artista plástico Stan Street, a Cat Head Store de Roger Stole onde se pode encontrar tudo sobre Blues (bluesmobilia) e Blues Art; mais restaurantes, cafes, diners, pool halls, delicatessens, loja de instrumentos, loja de souvenirs, lojas de produtos naturais e muito mais. Clarksdale respira Blues e arte! É fascinante. Live music sete dias por semana”, explica Toyo.

A identidade visual do MDBF deste ano contará com o logo desenhado das guitarras que estão na “Crossroads” em Clarksdale, marcando a intersecção das duas principais rodovias da região, Hwy61 e Hwy49.

Serviço
13º Mississippi Delta Blues Festival – Clarksdale Edition
Quando: dias 17, 18, 19 e 20 de novembro de 2022
Onde: Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS
Ingressos: opções meia entrada, inteira e Mojo Card, incluindo passaporte para os três dias de evento
Vendas online: Sympla, pelo link https://bit.ly/mdbf-2022
MDBF 2022 - Dias 17, 18, 19 e 20 de Novembro - Caxias do Sul/RS

5° Lote de Ingressos www.sympla.com.br

Moradores ou naturais de Caxias do Sul, Gramado ou Rio de Janeiro pagam meia.

Para comprar o ingresso “Mojo Card” acesse o site www.mdbf.com.br caso você ainda não tenha o nosso cartão fidelidade, que oferece diversos descontos em ingressos e produtos. Aceitamos Mojo Cards de qualquer edição. Somente necessita apresentar no acesso nos dias de evento.

MDBF para todos!!

Dia 20/11 o acesso ao Parque da Festa da Uva será gratuito com uma celebração ao Dia da Consciência Negra num dos palcos do MDBF em frente às réplicas.

Pontos de venda oficiais em Caxias do Sul:

Akustica Musical
Rua Marechal Floriano, 1.001
Segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h45
Sábados, das 9h às 16h

Carême Café & Patisserie
Rua Coronel Flores, 750
Segunda-feira a sábado, das 9h às 19h




Comentários
0 Comentários